Aqui existem diversas histórias dos nossos designers conterrâneos sobre nosso Design Caboclo, e como ele está presente em diversos contextos do nosso cotidiano amazônico.
Contemplando a história do nosso design local, interpolando em diversas áreas como jogos, educação, na toada do tricampeão boi caprichoso 💙 e até mesmo no sistema de comércio (e-commerce caboclo) da maior varejista do norte. É com certeza uma leitura essencial para qualquer designer amazônida.
João Casas, leitor de Design Amazônico.
Para quem é este livro?
Product Managers
Product Designers
Design Amazônico: Histórias contadas por profissionais caboclos
O livro está dividido em cinco partes que exploram áreas diferentes do Design e como é o cenário no Amazonas, passando pelo processo criativo, educação, jogos digitais e UX. Todas as histórias contadas aqui representam experiências distintas vividas pelas pessoas que escreveram.
Parte 1 - O nascimento do Design no Amazonas
A primeira parte do livro traz um texto que, com base em pesquisas, explica como os cursos de Design foram criados no estado, a que demandas atendem e qual o cenário atual.
Parte 2 - Processos criativos
Iniciaremos nosso passeio pelo Design Amazônico tratando dos processos de criação. Afinal nós, designers, projetamos soluções por meio de processos estruturados. Nesta parte, você descobrirá que o processo criativo está presente em áreas que vão muito além dos produtos digitais aos quais estamos acostumados no nosso dia a dia, mas também na música e na educação.
Parte 3 - O Design no universo dos jogos
A construção de jogos digitais necessita de um processo cuidadoso. São diferentes mecânicas, plataformas, personagens, cenários e culturas que podem ser exploradas no universo dos jogos. Nesta parte, você irá acompanhar como foi o processo de pesquisa na construção de um jogo mobile na temática K-pop e também como influências nipo-amazônicas impactaram no desenvolvimento de um jogo educacional.
Parte 4 - Pesquisa em Design: uma perspectiva social
A área de UX vem ganhando reconhecimento cada vez mais no mercado, e no Amazonas não é diferente. Na parte quatro deste livro, você terá acesso aos principais desafios na formação do UX designer que trilha a carreira em Manaus, capital do estado, e também encontrará um relato sobre uma pesquisa de experiência do usuário na Amazônia Ocidental. Após conhecermos várias das facetas do Design na Amazônia, na parte final do livro será narrado um conto por um de nossos profissionais caboclos que traz a contribuição das ciências sociais para o entendimento do Complexo Amazônico.
Sumário
Parte 1 - O nascimento do Design no Amazonas
Capítulo 1. Caminhos da formação de designers: Uma história manauara - Por Josiane Nascimento
Parte 2: Processos criativos
Capítulo 2. O Design da toada: O processo criativo na composição musical - Por Guto Kawakami
Capítulo 3. Design Educacional: projetando experiências de aprendizagem - Por Narle Teixeira
Parte 3: O Design no universo dos jogos
Capítulo 4. Design de Jogos: Influências Nipo-Amazônicas em Matemagos - Por Sylker Teles
Capítulo 5. Pesquisa e desenvolvimento: Construindo um jogo mobile com temática K-pop - Por Felipe Cumaru
Capítulo 6. Personagens virtuais e a inspiração amazônica: Criando a raça Taibí no mundo de Okha - Por Victor Maxwell
Parte 4: Pesquisa em Design: uma perspectiva social
Capítulo 7. UX à jusante: relato de uma pesquisa na Amazônia Ocidental - Por Wilson Prata
Capítulo 8. Reflexões sobre o impacto da diversidade regional no Design - Por Valéria Romano
Capítulo 9. A contribuição das Ciências Sociais: entendendo o Complexo Amazônico - Por Juan Oliveira
Infos adicionais
Organizado por: Guto Kawakami
Escrito por: - Josiane Nascimento, Guto Kawakami, Narle Teixeira, Sylker Teles, Felipe Cumaru, Victor Maxwell, Wilson Prata, Valéria Romano e Juan Oliveira.
Num. págs. 226 páginas
ISBN: 978-65-982481-9-2