Desfrute esse livro não como um tratado filosófico, mas como um compêndio que disseca a Enterprise UX Design e lhe ajuda a navegar melhor nesse novo mar

O mercado, principalmente nacional, precisa desvendar os mitos e as falsas percepções que existem sobre UX Enterprise e trazer mais e mais designers para esse universo. Esse livro traz não só a visão do Bruno, mas é formado por uma qualificada curadoria de entrevistas com grandes profissionais dessa área. E por ter trabalhado em várias empresas do ramo e participado ativamente do crescimento da comunidade de UX Design, Bruno pôde conectar vários profissionais e trazer esse conteúdo à vida, com detalhes que vão trazer a você, que está lendo esse livro, um novo olhar sobre o tema. 

- Prefácio por Giu Vicente

Para quem é este livro?

Pessoas de Negócio

Estrategistas de UX

Lideres de Design

Product Managers

Product Designers

- Estrutura do livro

UX Design em Grandes Empresas: Práticas e Processos para Produtos B2B

Este livro busca apresentar caminhos de trabalho e colaboração para todas as pessoas que atuam em estruturas de desenvolvimento de produto, especialmente aquelas que enfrentam os desafios únicos de trabalhar em grandes organizações B2B (business to business). 

Parte 1 - Fundamentos e contexto do Design em ambientes Enterprise

Introdução ao mundo do Design de produtos em grandes empresas. Nesta parte, focamos em compreender o papel de designers nos objetivos do negócio, assim como mensurar a maturidade da empresa quanto às práticas do Design. Apresenta também os principais desafios e estabelece o pensamento crítico para prosperar, alinhando os objetivos do negócio com os dos usuários.

Parte 2 - Estruturando e implementando processos de Design

Foca na importância de uma boa estruturação de processos de Design, priorização de iniciativas e fomento de uma cultura colaborativa, essenciais para definir a direção dos projetos de UX Design.

Parte 3 - Desafios e soluções no Design de produtos Enterprise

Detalha a execução do Design, enfatizando a importância da pesquisa com usuários, a adaptação de processos em contexto de sistemas legados e customizados. Também endereça práticas de Design específicas para produtos de plataforma, ecossistêmicos e Software as a Service (SaaS). 

Parte 4 - Estratégia, cultura e avaliação

Discute estratégias para superar obstáculos na entrega de projetos, incluindo gestão de tempo, documentação e superação da aversão ao risco, visando a inovação e eficiência.Também propõe uma reflexão sobre o futuro do UX em ambientes empresariais, chamando à ação designers emergentes e oferecendo recursos para aprofundamento e aplicação prática.

- Sumário

Sumário

Parte 1: Fundamentos e contexto do Design em ambientes Enterprise
Capítulo 1. Entendendo ambientes de desenvolvimento de software Enterprise e B2B 
Capítulo 2. Design de software em uma grande empresa
Capítulo 3. Navegando pelo organograma e principais stakeholders
Capítulo 4. Desafios comuns para UX designers em grandes corporações
Capítulo 6. Percebendo a maturidade de Design na empresa

Parte 2: Estruturando e implementando processos de Design
Capítulo 6. Estabelecendo um processo de Design
Capítulo 7. Adaptação do processo de Design a metodologias tradicionais e ágeis
Capítulo 8. O papel da pesquisa em ambientes Enterprise
Capítulo 9. Criando um roadmap de Design
Capítulo 10. Abordagens ágeis para gestão de roadmap de times de Design
Capítulo 11. Farfetch Platform Solutions (estudo de caso)

Parte 3: Desafios e soluções no Design de produtos Enterprise
Capítulo 12. Equilibrando usabilidade e complexidade no Enterprise
Capítulo 13. Design de produtos SaaS
Capítulo 14. Design de plataformas e ecossistemas complexos
Capítulo 15. Design (ou redesign) de produtos legados
Capítulo 16. Justificando as diferenças de um sistema legado
Capítulo 17. Ferramentas para desenho, construção e manutenção de plataformas

Parte 4: Estratégia, cultura e avaliação
Capítulo 18. Estratégia e intencionalidade
Capítulo 19. Fomentando cooperação e colaboração por meio do Design
Capítulo 20. Aprendizados, resultados e melhoria contínua
Capítulo 21. Criando uma cultura de Design do zero na Senior Sistemas (estudo de caso)
Capítulo 22. Considerações finais

Referências

Continue seus estudos!

- Infos adicionais

Infos adicionais

Título: UX Design em Grandes Empresas

Escrito por: Bruno Duarte

Num. págs. 286 páginas

ISBN: 978-65-83390-02-8 | 978-65-83390-01-1

Data da publicação: 02 de dezembro de 2024

Bruno Duarte

Marido, pai e designer de produto, com mais de 15 anos de experiência no mercado digital. Atualmente trabalha gerindo equipes de Design. Duarte tem vasta experiência no desenvolvimento de produtos de plataforma e ecossistemas digitais para o mercado B2B.

Formado em Comunicação Social e pós-graduado em Design de Interação, ele fez carreira em empresas nacionais e internacionais como Philips, Senior Sistemas, Farfetch (Portugal/UK) e, mais recentemente, LearnUpon (Irlanda).

Bruno Duarte atuou por seis anos como líder local em dois capítulos do Interaction Latin America (IxDA) no Brasil e mentorou designers através de plataformas como Aela e ADPlist.


Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.

Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.

Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.