Oferta!
Em estoque

Além do Design

Por: Victor Zanini
Prefácio por: Thiago Hassu

R$ 81,20

O Design está em constante evolução e, com isso, novos desafios emergem e times de DesignOps ganham espaço para resolver problemas complexos de operação, escala e crescimento. Ao longo do livro, você entenderá de maneira mais aprofundada que DesignOps abrange desde o planejamento, definição e até o gerenciamento dos processos de Design dentro de uma organização.

Categoria:
Além do Design R$ 81,20

Para quem é este livro?

Além do Design é para todas as pessoas que querem conhecer e entender sobre processos de Design e como atuar com operação de Design, desde profissionais que já atuam na área e que querem aprimorar seus conhecimentos até novatas e curiosas sobre DesignOps. Profissionais em posição de liderança e que estão estruturando times de DesOps, bem como designers especialistas que querem atuar no setor, irão encontrar histórias e cases sobre integração, estratégia e ferramentas que definem o que faz DesignOps.

Se você quer compreender como o Design e as operações criam produtos incríveis e processos ágeis, este livro é para você!

Se você é líder de Design:
Este livro te ajudará a entender a importância de um time de DesignOps e como integrá-lo à equipe para otimizar processos em busca de resultados eficientes. Além de explicar sobre a área, o livro oferece insights para alinhar visão, processos e ferramentas para maximizar o impacto na organização, mesmo que você ainda não tenha um time de DesignOps para gerenciar. É muito mais sobre processos de Design do que estruturação de times.  

Se você é uma pessoa especialista em Design e quer aprender sobre DesignOps:
Este livro te ajudará a ganhar conhecimentos sobre a área e poderá responder dúvidas comuns que pessoas especialistas têm quando pensam em atuar em DesignOps. Além disso, é uma oportunidade para ampliar o seu repertório e se atualizar sobre o mercado.

Se você já atua em DesignOps:
Este livro serve como uma ampliação dos seus conhecimentos. Nele, você encontrará reflexões, estudos de caso e discussões que irão auxiliar sua perspectiva atual e poderão fortalecer sua prática diária, proporcionando novas abordagens e soluções para os desafios que enfrenta. O livro também ajudará a enriquecer conceitos já aprendidos, sendo uma oportunidade para atualizar alguns de seus conhecimentos.

Se você é uma pessoa curiosa sobre o tema:
Através de explorações e exemplos práticos, com histórias reais, você terá uma compreensão sobre processos de Design, como aplicar no seu dia a dia, o que é DesOps, atuação e por que este é um time extremamente relevante em tempos atuais.

Estrutura do livro

Quando comecei a escrever este livro, pensei em uma divisão que fizesse sentido e desse progresso de leitura e evolução sobre DesignOps. Além de explicar o que é e como atua, também queria trazer histórias reais e ferramentas práticas para ajudar lideranças que estão montando times de DesOps e até pessoas interessadas em começar a atuar na área.

Com este propósito, selecionei tópicos e capítulos que considero essenciais para oferecer uma compreensão abrangente sobre o tema. Desta forma, decidi estruturar o livro em quatro partes.

Parte 1 – DesignOps

Na primeira parte do livro, vamos aterrissar conceitos importantes sobre operação de Design. Isto vai além do entendimento sobre o que é DesignOps, mas também a dinâmica entre pessoas de Operação e designers, a diferença – e a convergência – com o papel da liderança de Design, o que faz o time ou a pessoa de DesignOps e a relevância da disciplina no contexto atual de organizações.

Parte 2 – Agilidade em operação

Agora que você já entendeu o que é e o que faz um time de DesignOps, vamos falar sobre agilidade dentro da disciplina. Para isto, faremos uma discussão sobre eficiência, eficácia e efetividade, bem como entender o significado de escala em times de Design. Também vamos iniciar uma parte prática mostrando a jornada de uma pessoa designer e como você pode estabelecer um plano de ação. Por fim, falaremos sobre ProductOps e a relação dos times de produto dentro de agilidade e DesignOps.

Parte 3 – Estrutura e Organização

Avançando na estrutura de Ops, navegaremos pelos modelos de equipes, práticas e processos específicos que ajudam a organizar e maximizar a operação de design. Aqui, vamos entender o que são disciplinas cross e como elas se entrelaçam a DesignOps, além de entender melhor o que é ResearchOps, ContentOps, CreativeOps e Design System.

Parte 4 – Atuação em Ops

Na última parte do livro, vamos explorar a prática de DesignOps em ação. Discutiremos como construir e priorizar um roadmap, definir critérios de qualidade, utilizar o Scorecard de Design com base no System Usability Scale (SUS) e medir o sucesso das operações. Esta parte é dedicada a mostrar como estruturar e otimizar as operações de Design para alcançar eficiência e qualidade, alinhando-se aos objetivos estratégicos da organização. Por fim, você encontrará no apêndice um estudo de caso para avaliar o que aprendeu durante a leitura do livro.

Sumário

Parte 1 - DesignOps
Capítulo 1. O que é DesignOps
Capítulo 2. A dinâmica entre Ops e designers
Capítulo 3. A relevância atual do DesignOps
Capítulo 4. O que faz DesignOps
Capítulo 5. Líder de Design & DesignOps

Parte 2: Agilidade em Operação
Capítulo 6. Eficiência através da agilidade
Capítulo 7. Jornada de designers
Capítulo 8. Processo de Design
Capítulo 9. Escalando um time de Design
Capítulo 10. ProductOps e DesignOps

Parte 3 - Estrutura e Organização
Capítulo 11. Disciplinas Cross Design
Capítulo 12. Operações de Pesquisa (ResearchOps)
Capítulo 13. Operações de Conteúdo (ContentOps)
Capítulo 14. Operações Criativas (CreativeOps)
Capítulo 15. Interfaces com Design System

Parte 4 - Atuação em Ops
Capítulo 16. Construindo e priorizando um roadmap
Capítulo 17. Critérios e ritos de qualidade em Design
Capítulo 18. Scorecard de Design
Capítulo 19. Medindo o sucesso do DesignOps
Capítulo 20. Armadilhas e como evitar

Apêndice: Estudo de caso

Agradecimentos

Referências

Título

Além do Design

Escrito por:

Victor Zanini

Num. págs.

284 páginas

Data da publicação

22 de junho de 2023

Não há comentários ainda.

Somente usuários logados que compraram este produto podem deixar um comentário.

Você também pode gostar

Victor Zanini

Victor Zanini

Zanini é um escritor e líder em Design. Publicou livros sobre Liderança de Design e tem uma carreira voltada para a gestão de pessoas e organizações de Design. Formado em Psicologia com pós-graduações em Design e Gestão de Negócios. É professor das disciplinas de Design Ops, Design System e Liderança, com atuação na PUC Minas. Além da experiência acadêmica, também tem passagem por empresas como Conta Azul, iFood e Grupo Boticário. Além da liderança, sua especialidade está em DesignOps, com um enfoque em cultura organizacional e gestão de processos. Em 2023, idealizou e, em parceria com João Paulo, fundou a Editora Brauer.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.