Oferta!
Em estoque

Designer & Líder

Por: Victor Zanini
Prefácio por: Érico Fileno

Original price was: R$ 95,60.Current price is: R$ 47,80.

Escrito para aspirantes a Líderes de Design, esta nova edição — anteriormente publicada como “Fundamentos da Liderança em Design” — está aqui para orientar na sua jornada para uma liderança intencional.

Designer & Líder Original price was: R$ 95,60.Current price is: R$ 47,80.

O que há de novo?

  • O livro foi publicado agora pela Editora Brauer, garantindo ainda mais qualidade e alcance;
  • Revisão e atualização do conteúdo publicado originalmente;
  • Novos capítulos abordando temas emergentes na liderança de design.

Estamos empolgados para que você explore esta nova edição e compartilhe seu feedback conosco. Este livro é um testemunho do nosso compromisso contínuo em fornecer recursos atualizados e relevantes para a comunidade de design.

Para quem é este livro?

Este livro foi escrito para aqueles que aspiram a se tornar líderes de design e está estruturado em quatro seções, cada uma focada em um dos quatro fundamentos da liderança em design. No meu livro anterior (Liderança em Design), ofereci ferramentas práticas destinadas a líderes já estabelecidos que gerenciam equipes de design no dia a dia. Contudo, o objetivo deste livro é auxiliar pessoas que estão em um período de transição de carreira e que desejam abraçar a liderança de forma intencional.

É crucial entender que minha experiência se concentra principalmente na gestão de produtos digitais. Assim, os exemplos citados no livro são mais pertinentes a esse contexto. Se você trabalha em empresas de serviços, como agências ou consultorias, pode achar que os exemplos não se aplicam diretamente ao seu dia a dia. No entanto, não se preocupe; a relevância do livro não será comprometida.

Se você é um designer em busca de recursos para seguir a trajetória da liderança, este livro foi escrito pensando em você;

Caso já seja um líder, o conteúdo pode ser básico, mas ainda assim oferece a oportunidade de gerar novas ideias para guiar outras pessoas em seu desenvolvimento na liderança — além de atualizar alguns de seus próprios conhecimentos;

Se você não é um designer, é possível que o material aqui contido não seja tão relevante para você.

Estrutura do livro

Este livro é dividido em quatro partes que exploram os Fundamentos da Liderança em Design, baseados em conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira em gestão de times de Design, mentorias e diálogos com profissionais em transição de carreira. Reconheço que essa é uma fase complexa e repleta de incertezas, e acredito que os fundamentos apresentados aqui o auxiliarão a exercer a liderança de forma intencional.

Parte 1 – Sobre a Liderança em Design

Na primeira parte, abordamos o fundamento inicial da Liderança em Design: o Autoconhecimento. Essencial para a elaboração de um plano de carreira sólido, o autoconhecimento permite que você entenda suas próprias limitações, forças e áreas para desenvolvimento. Esta seção inclui uma entrevista em formato de conversa com Mayra Laska.

Parte 2 – Cultura de Design

A segunda parte foca na Criação da Cultura de Design, um tema que considero fascinante. Baseada em três pilares fundamentais, a cultura é influenciada por contextos específicos e individualidades. Nesta seção, discuto preocupações comuns na área e apresento os três pilares da Cultura de Design. Inclui também uma entrevista com Lara Mendonça.

Parte 3 – Liderando Times de Design

A terceira parte abrange os complexos desafios de montar e liderar um time de Design, tais como gestão de tarefas, desenvolvimento de competências e gerenciamento de expectativas. Destaco dois fundamentos cruciais para qualquer líder de Design: a Formação de Times e a Gestão de Expectativas. A entrevistada desta seção é Adriane Quintas.

Parte 4 – Dos fundamentos à prática

Para concluir, a última parte serve como um resumo dos aprendizados e apresenta um plano de ação para implementar o que foi abordado. Além disso, faço um apanhado geral dos Fundamentos da Liderança em Design. Esta seção fecha com uma entrevista com Diana Fournier.

Sumário

Parte 1 - Entendimentos sobre a Liderança em Design
Capítulo 1. Quero virar líder de Design
Capítulo 2. Liderança Acidental
Capítulo 3. Por que designers consideram a liderança?
Capítulo 4. Teoria dos Quatro Círculos
Capítulo 5. Além do Portfólio: Você Está Pronto para Liderar?
Capítulo 6. Tipos de Líderes de Design
Capítulo 7. O paradoxo de Times Grandes
- Entrevista com Mayra Laska

Parte 2 - Cultura de Design
Capítulo 8. Cultura Organizacional
Capítulo 9. Três pilares da Cultura de Design
Capítulo 10. Promovendo uma Cultura de Design Inclusiva
Capítulo 11. A cultura de Design em ambientes remotos
Capítulo 12. Métricas de Sucesso na Cultura de Design
- Entrevista com Lara Mendonça

Parte 3 - Liderando Times de Design
Capítulo 13. Processo de Contratação
Capítulo 14. Habilidades & Atividades como Líder de Design
Capítulo 15. Gerencie para cima
Capítulo 16. Líder de Design em Gestão
Capítulo 17. Mapeando Habilidades de Design
- Entrevista com Adriane Quintas

Parte 4 - Dos fundamentos à prática
Capítulo 18. Segurança psicológica na liderança
Capítulo 19. E agora, por onde eu começo?
Capítulo 20. Cuidando do seu Plano de Desenvolvimento
Capítulo 21. Conexões e mentorias
Capítulo 22. Liderança é uma jornada, não um destino
Capítulo 23. Os Fundamentos da Liderança em Design
- Entrevista com Diana Fournier

Título

Designer & Líder

Escrito por:

Victor Zanini

Num. págs.

285 páginas

ISBN

978-65-5872-595-4, 978-65-5872-594-7, 978-65-5872-592-3

ISN

B09ZRPJFWG

Data da publicação

24 de setembro de 2021

Não há comentários ainda.

Somente usuários logados que compraram este produto podem deixar um comentário.

Você também pode gostar

Victor Zanini

Victor Zanini

Zanini é um escritor e líder em Design. Publicou livros sobre Liderança de Design e tem uma carreira voltada para a gestão de pessoas e organizações de Design. Formado em Psicologia com pós-graduações em Design e Gestão de Negócios. É professor das disciplinas de Design Ops, Design System e Liderança, com atuação na PUC Minas. Além da experiência acadêmica, também tem passagem por empresas como Conta Azul, iFood e Grupo Boticário. Além da liderança, sua especialidade está em DesignOps, com um enfoque em cultura organizacional e gestão de processos. Em 2023, idealizou e, em parceria com João Paulo, fundou a Editora Brauer.

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.