Designer & Líder
Por: Victor ZaniniPrefácio por: Érico Fileno
Original price was: R$ 95,60.R$ 47,80Current price is: R$ 47,80.
Escrito para aspirantes a Líderes de Design, esta nova edição — anteriormente publicada como “Fundamentos da Liderança em Design” — está aqui para orientar na sua jornada para uma liderança intencional.
-
Descrição
-
Sumário
-
Informação adicional
-
Avaliações (0)
O que há de novo?
- O livro foi publicado agora pela Editora Brauer, garantindo ainda mais qualidade e alcance;
- Revisão e atualização do conteúdo publicado originalmente;
- Novos capítulos abordando temas emergentes na liderança de design.
Estamos empolgados para que você explore esta nova edição e compartilhe seu feedback conosco. Este livro é um testemunho do nosso compromisso contínuo em fornecer recursos atualizados e relevantes para a comunidade de design.
Para quem é este livro?
Este livro foi escrito para aqueles que aspiram a se tornar líderes de design e está estruturado em quatro seções, cada uma focada em um dos quatro fundamentos da liderança em design. No meu livro anterior (Liderança em Design), ofereci ferramentas práticas destinadas a líderes já estabelecidos que gerenciam equipes de design no dia a dia. Contudo, o objetivo deste livro é auxiliar pessoas que estão em um período de transição de carreira e que desejam abraçar a liderança de forma intencional.
É crucial entender que minha experiência se concentra principalmente na gestão de produtos digitais. Assim, os exemplos citados no livro são mais pertinentes a esse contexto. Se você trabalha em empresas de serviços, como agências ou consultorias, pode achar que os exemplos não se aplicam diretamente ao seu dia a dia. No entanto, não se preocupe; a relevância do livro não será comprometida.
Se você é um designer em busca de recursos para seguir a trajetória da liderança, este livro foi escrito pensando em você;
Caso já seja um líder, o conteúdo pode ser básico, mas ainda assim oferece a oportunidade de gerar novas ideias para guiar outras pessoas em seu desenvolvimento na liderança — além de atualizar alguns de seus próprios conhecimentos;
Se você não é um designer, é possível que o material aqui contido não seja tão relevante para você.
Estrutura do livro
Este livro é dividido em quatro partes que exploram os Fundamentos da Liderança em Design, baseados em conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira em gestão de times de Design, mentorias e diálogos com profissionais em transição de carreira. Reconheço que essa é uma fase complexa e repleta de incertezas, e acredito que os fundamentos apresentados aqui o auxiliarão a exercer a liderança de forma intencional.
Parte 1 – Sobre a Liderança em Design
Na primeira parte, abordamos o fundamento inicial da Liderança em Design: o Autoconhecimento. Essencial para a elaboração de um plano de carreira sólido, o autoconhecimento permite que você entenda suas próprias limitações, forças e áreas para desenvolvimento. Esta seção inclui uma entrevista em formato de conversa com Mayra Laska.
Parte 2 – Cultura de Design
A segunda parte foca na Criação da Cultura de Design, um tema que considero fascinante. Baseada em três pilares fundamentais, a cultura é influenciada por contextos específicos e individualidades. Nesta seção, discuto preocupações comuns na área e apresento os três pilares da Cultura de Design. Inclui também uma entrevista com Lara Mendonça.
Parte 3 – Liderando Times de Design
A terceira parte abrange os complexos desafios de montar e liderar um time de Design, tais como gestão de tarefas, desenvolvimento de competências e gerenciamento de expectativas. Destaco dois fundamentos cruciais para qualquer líder de Design: a Formação de Times e a Gestão de Expectativas. A entrevistada desta seção é Adriane Quintas.
Parte 4 – Dos fundamentos à prática
Para concluir, a última parte serve como um resumo dos aprendizados e apresenta um plano de ação para implementar o que foi abordado. Além disso, faço um apanhado geral dos Fundamentos da Liderança em Design. Esta seção fecha com uma entrevista com Diana Fournier.
Sumário
Parte 1 - Entendimentos sobre a Liderança em Design
Capítulo 1. Quero virar líder de Design
Capítulo 2. Liderança Acidental
Capítulo 3. Por que designers consideram a liderança?
Capítulo 4. Teoria dos Quatro Círculos
Capítulo 5. Além do Portfólio: Você Está Pronto para Liderar?
Capítulo 6. Tipos de Líderes de Design
Capítulo 7. O paradoxo de Times Grandes
- Entrevista com Mayra Laska
Parte 2 - Cultura de Design
Capítulo 8. Cultura Organizacional
Capítulo 9. Três pilares da Cultura de Design
Capítulo 10. Promovendo uma Cultura de Design Inclusiva
Capítulo 11. A cultura de Design em ambientes remotos
Capítulo 12. Métricas de Sucesso na Cultura de Design
- Entrevista com Lara Mendonça
Parte 3 - Liderando Times de Design
Capítulo 13. Processo de Contratação
Capítulo 14. Habilidades & Atividades como Líder de Design
Capítulo 15. Gerencie para cima
Capítulo 16. Líder de Design em Gestão
Capítulo 17. Mapeando Habilidades de Design
- Entrevista com Adriane Quintas
Parte 4 - Dos fundamentos à prática
Capítulo 18. Segurança psicológica na liderança
Capítulo 19. E agora, por onde eu começo?
Capítulo 20. Cuidando do seu Plano de Desenvolvimento
Capítulo 21. Conexões e mentorias
Capítulo 22. Liderança é uma jornada, não um destino
Capítulo 23. Os Fundamentos da Liderança em Design
- Entrevista com Diana Fournier
Título | Designer & Líder |
---|---|
Escrito por: | Victor Zanini |
Num. págs. | 285 páginas |
ISBN | 978-65-5872-595-4, 978-65-5872-594-7, 978-65-5872-592-3 |
ISN | B09ZRPJFWG |
Data da publicação | 24 de setembro de 2021 |
Somente usuários logados que compraram este produto podem deixar um comentário.
Não há comentários ainda.