Em estoque

Design Amazônico

Por: Felipe Cumaru, Guto Kawakami, Josiane Nascimento, Juan Oliveira, Narle Teixeira, Sylker Teles, Valéria Romano, Victor Maxwell, Wilson Prata
Prefácio por: Alexandre de Oliveira

R$ 95,60

Este livro explora o Design no Amazonas com estudos de caso, experiências e histórias contadas por profissionais caboclos

Categoria:

Para quem é este livro?

Este livro foi escrito para designers, educadores e educadoras, pesquisadores e pesquisadoras em qualquer nível de carreira, desde pessoas que desejam entrar na área do Design até profissionais com longas jornadas no mercado.

Nesta obra trazemos histórias independentes, ou seja, cada pessoa autora escreveu e narrou um case de trabalho, uma pesquisa ou alguma experiência que teve com Design. Logo, fique à vontade para escolher qual capítulo você quer ler primeiro, de acordo com os assuntos de seu interesse.

  • Se você é designer ou aspirante a designer que busca inspiração para começar um projeto novo, este livro está cheio de grandes histórias para você;
  • Se você é profissional entusiasta que busca conhecer como é o Design no estado do Amazonas, esta leitura é uma ótima oportunidade para entender o cenário;
  • Se você não é designer, pesquisador, pesquisadora, ou da área da educação, você também pode aproveitar o conteúdo deste livro, pois o mesmo é multifacetado e provavelmente terá algum capítulo do seu interesse;
  • Se você é designer do Amazonas, esperamos que aprecie as histórias contadas neste livro e sinta-se representada por todas as pessoas autoras que colaboraram com esta obra.

Estrutura do livro

O livro está dividido em cinco partes que exploram áreas diferentes do Design e como é o cenário no Amazonas, passando pelo processo criativo, educação, jogos digitais e UX. Todas as histórias contadas aqui representam experiências distintas vividas pelas pessoas que escreveram.

Parte 1 – O nascimento do Design no Amazonas

A primeira parte do livro traz um texto que, com base em pesquisas, explica como os cursos de Design foram criados no estado, a que demandas atendem e qual o cenário atual.

Parte 2 – Processos criativos

Iniciaremos nosso passeio pelo Design Amazônico tratando dos processos de criação. Afinal nós, designers, projetamos soluções por meio de processos estruturados. Nesta parte, você descobrirá que o processo criativo está presente em áreas que vão muito além dos produtos digitais aos quais estamos acostumados no nosso dia a dia, mas também na música e na educação.

Parte 3 – O Design no universo dos jogos

A construção de jogos digitais necessita de um processo cuidadoso. São diferentes mecânicas, plataformas, personagens, cenários e culturas que podem ser exploradas no universo dos jogos. Nesta parte, você irá acompanhar como foi o processo de pesquisa na construção de um jogo mobile na temática K-pop e também como influências nipo-amazônicas impactaram no desenvolvimento de um jogo educacional.

Parte 4 – Pesquisa em Design: uma perspectiva social

A área de UX vem ganhando reconhecimento cada vez mais no mercado, e no Amazonas não é diferente. Na parte quatro deste livro, você terá acesso aos principais desafios na formação do UX designer que trilha a carreira em Manaus, capital do estado, e também encontrará um relato sobre uma pesquisa de experiência do usuário na Amazônia Ocidental. Após conhecermos várias das facetas do Design na Amazônia, na parte final do livro será narrado um conto por um de nossos profissionais caboclos que traz a contribuição das ciências sociais para o entendimento do Complexo Amazônico.

Sumário

Parte 1 - O nascimento do Design no Amazonas
Capítulo 1. Caminhos da formação de designers: Uma história manauara - Por Josiane Nascimento

Parte 2: Processos criativos
Capítulo 2. O Design da toada: O processo criativo na composição musical - Por Guto Kawakami
Capítulo 3. Design Educacional: projetando experiências de aprendizagem - Por Narle Teixeira

Parte 3: O Design no universo dos jogos
Capítulo 4. Design de Jogos: Influências Nipo-Amazônicas em Matemagos - Por Sylker Teles
Capítulo 5. Pesquisa e desenvolvimento: Construindo um jogo mobile com temática K-pop - Por Felipe Cumaru
Capítulo 6. Personagens virtuais e a inspiração amazônica: Criando a raça Taibí no mundo de Okha - Por Victor Maxwell

Parte 4: Pesquisa em Design: uma perspectiva social
Capítulo 7. UX à jusante: relato de uma pesquisa na Amazônia Ocidental - Por Wilson Prata
Capítulo 8. Reflexões sobre o impacto da diversidade regional no Design - Por Valéria Romano
Capítulo 9. A contribuição das Ciências Sociais: entendendo o Complexo Amazônico - Por Juan Oliveira

 

Organizado por:

Guto Kawakami

Escrito por:

– Josiane Nascimento
– Guto Kawakami
– Narle Teixeira
– Sylker Teles
– Felipe Cumaru
– Victor Maxwell
– Wilson Prata
– Valéria Romano
– Juan Oliveira

Num. págs.

226 páginas

ISBN

– 978-65-982481-9-2

Não há comentários ainda.

Somente usuários logados que compraram este produto podem deixar um comentário.

Você também pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar uma melhor experiência.