Como começar em UX Design: Oportunidades e Habilidades Essenciais
Editora Brauer
segunda-feira, 4 de março de 2024
Você não precisa ser um profissional vindo especificamente da área de Design ou de desenvolvimento para começar a atuar com UX Design, apesar de os conhecimentos nessas áreas serem desejáveis, obviamente. Também não precisa, obrigatoriamente, saber programar, apesar de essa habilidade ser um diferencial, em alguns casos.
UX é uma área transversal dentro de muitas empresas. No livro UX Decodificado, Rafael Burity e Rodrigo Lemes explicam que UX designers usam recursos não só do Design, mas também da Comunicação, Psicologia, Ciência da Computação, conectando diferentes áreas profissionais.
“A gente pode dizer que esse profissional leva em conta não só os testes de usabilidade de um produto, mas empatia, consciência de diversidade, estudos comportamentais, e por aí vai. Tudo para construir soluções eficientes e eficazes”, eles explicam.
E completam: “Na Era Digital, é importante ter profissionais que já estejam preparados para a transformação que o mercado está enfrentando. As pessoas estão mais independentes e confiantes em operar tecnologia e têm procurado por facilidade e eficiência nas suas interações. Não basta apenas designs bonitos, com estética atraente e impecável. É preciso muito mais. Precisamos levá-las a concluir as tarefas necessárias ao começar a interação, tendo desejado ou não por elas. Profissionais que querem atuar na área de UX Design precisam de novos conhecimentos para atender essas novas necessidades”.
Para se preparar para esse mercado, busque conhecimento! Há diferentes opções de cursos, programas de mentorias e livros que podem ajudar a ingressar nesta área, como os publicados pela Editora Brauer, por exemplo. Em cursos, você pode começar a criar um portfólio atrativo e apresentar a empresas para ingressar nessa área. Mentorias também são um bom caminho para essa colocação profissional.
No livro Enterprise UX Design, Bruno Duarte explica que “a indústria de software pode parecer um bicho de sete cabeças para designers em início de carreira. Entretanto, também pode ser desafiante para profissionais experientes, mas que chegaram ao UX vindos de outras profissões, como Design Gráfico, Arquitetura ou Jornalismo, ou também de carreiras criativas pregressas em direção de arte ou fotografia, por exemplo”. Ele sugere que bons designers precisam, primeiro, perceber o contexto onde a ação é executada e as minúcias e objetivos do negócio.
No livro Transformação dos negócios através do Design, Érico Fileno apresenta três papeis que designers podem desempenhar. Entre eles estão: pesquisadores, estrategistas e facilitadores.
Burity e Lemes, em UX Decodificado, abordam ainda outras funções: “Experiência do Cliente, User Experience, Design de Interação e UX Design são termos cada vez mais comuns e que compõem um mercado que está ganhando espaço e força. Assim, as empresas — de todos os portes e dos mais variados segmentos — têm voltado a atenção às profissões dessas áreas e entendido sua grande importância nos negócios. Há uma forte demanda por designers de Experiência, UX Writers e pesquisadores de UX. Equipes têm sido construídas sob o olhar do UX Design, novas lideranças têm surgido, e um leque amplo de carreiras e diversas possibilidades de trabalho incrementam o mercado”.
Para eles, há uma grande oportunidade no campo do UX Design, tanto para novatos quanto para profissionais em transição de carreira.
Burity e Lemes também dão uma lista, no livro, de conteúdos que podem ajudar quem está começando. Confira alguns deles:
Escolas e Associações
User Experience Professionals Association (UXPA): https://uxpa.org/
Interaction Design Association (IXDA): https://ixda.org/
Design Council, UK: https://www.designcouncil.org.uk/
London Business School: https://www.london.edu/executive-education
Artigos e outros textos
Os 3 papeis que designers podem desempenhar (Autor: Erico Fileno): https://brasil.uxdesign.cc/3-pap%C3%A9is-que-designers-podem-desempenhar-b875755d3c99
Design como Produto, Processo e Serviço (Autor: Hugo Cristo): https://uxdesign.blog.br/design-como-produto-processo-e-servi%C3%A7o-37b7ec63731c
Leia também
Profissionais de UX: Como criar experiências memoráveis e superar expectativas
Daniel Furtado
Como definir Personas e Proto personas: Humanizando Projetos de UX focados no Usuário
Editora Brauer
Como fazer teste de usabilidade: Planejar, executar e analisar testes de usabilidade de forma eficaz
Editora Brauer
Como montar um portfolio para trabalhar com UX Design
Editora Brauer
Dicas sobre a carreira em UX Design: Como Construir Sucesso com Habilidades Técnicas e Relacionais
Editora Brauer
Como começar em UX Design: Oportunidades e Habilidades Essenciais
Editora Brauer
O que é UX Design? Entenda a Cultura, os Conceitos e o Papel do Designer
Editora Brauer