Como montar um portfolio para trabalhar com UX Design
Editora Brauer
sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Um grande desafio para quem pretende iniciar na carreira de UX Design é como preparar um portfólio atrativo para conquistar vagas na área. Já dissemos por aqui que não necessariamente é preciso ser designer ou entender de programação, por exemplo para trabalhar com UX. No entanto, experiências prévias nestas áreas podem fazer a diferença, principalmente na hora de apresentar suas habilidades a potenciais contratantes.
Se você já é designer
Se você já atua como designer, reúna no portfólio projetos que executou ou participou e que estejam relacionados com a experiência do usuário, como sites e aplicativos. O importante aqui é mostrar como você priorizou a experiência dos usuários nos projetos entregues.
Como fazer isso:
Mostre projetos onde você melhorou fluxos ou interfaces;
Explique como suas escolhas de design ajudaram a resolver problemas reais;
Conecte habilidades criativas ao propósito de UX.
Como afirma Victor Zanini no livro Além do Design, publicado pela Brauer:
“Operações Criativas, ou CreativeOps, otimizam práticas criativas nas organizações, muitas vezes conectadas ao Design Ops e ao Marketing. Identidade visual, ilustrações e animações são peças-chave para criar experiências impactantes.”
Se você já trabalhou com esse tipo de operação, lembre-se de destacar no portfólio como aquele projeto levou em conta UX em seu desenvolvimento.
Para quem vem de outras áreas
Se você trabalha ou já trabalhou com pesquisa, isso também pode e deve ser destacado, já que a função de researcher é uma das áreas importantes em UX. Se já desenvolveu textos para sites e aplicativos, também pode destacar essa atuação como aptidão para atuar como UX Writer.
O que destacar:
Experiência com pesquisa? Mostre como coletou, analisou e traduziu dados em insights úteis.
Já escreveu para sites ou aplicativos? Inclua textos que demonstrem clareza e empatia, atributos essenciais de um UX Writer.
Experiência em gestão ou planejamento? Use isso para demonstrar sua visão estratégica.
Mas se você ainda não tem experiência prática nesta área - está mudando de carreira e ainda estudando para ingressar no setor -, não se preocupe! Protótipos desenvolvidos durante o processo de aprendizagem também podem compor um portfólio atrativo.
Para quem está começando
Lembre de incluir projetos que mostrem variedade de habilidades, como pesquisa, criação de personas, testes de usabilidade e design de interfaces. Dê destaque para o que for mais relevante para o tipo de vaga que você quer conquistar. Por exemplo: se a ideia for aplicar para uma oportunidade em uma startup que desenvolve aplicativos, foque seu portfólio em experiências com esse tipo de produto. E, se você não tem muitos projetos reais desenvolvidos, não se intimide! Inclua projetos fictícios, como redesigns ou estudos de caso que você criou por conta própria.
Dicas para iniciantes:
Crie um projeto fictício, como o redesign de um site conhecido;
Documente cada etapa: da pesquisa à entrega;
Mostre como você solucionaria problemas reais com criatividade e técnica.
Lembre-se de variar os tipos de habilidades que você destaca: pesquisa, personas, wireframes, testes de usabilidade, prototipagem e design de interface são todos bem-vindos.
Um portfólio que fala por você
Uma dica é se dedicar a elaborar um portfólio não muito longo e bastante visual, que conquiste o olhar de recrutadores logo de cara. Mostre resultados e, depois, o processo que levou até eles. O próprio portfólio deve demonstrar suas habilidades em UX. Use uma navegação intuitiva, com hierarquia visual clara, consistência no uso de cores, tipografia e identidade visual.
Elementos indispensáveis:
Visual atrativo: Um design limpo, com hierarquia clara e consistência visual.
Navegação intuitiva: Reflita os princípios de UX em cada detalhe.
História convincente: Comece pelos resultados mais impactantes e, depois, conte como você os alcançou.
Não esqueça de dedicar um espaço para falar sobre você, contar brevemente sua trajetória, experiências que o qualificam para a vaga e ferramentas que domina.
Leia também
Profissionais de UX: Como criar experiências memoráveis e superar expectativas
Daniel Furtado
Como definir Personas e Proto personas: Humanizando Projetos de UX focados no Usuário
Editora Brauer
Como fazer teste de usabilidade: Planejar, executar e analisar testes de usabilidade de forma eficaz
Editora Brauer
Como montar um portfolio para trabalhar com UX Design
Editora Brauer
Dicas sobre a carreira em UX Design: Como Construir Sucesso com Habilidades Técnicas e Relacionais
Editora Brauer
Como começar em UX Design: Oportunidades e Habilidades Essenciais
Editora Brauer
O que é UX Design? Entenda a Cultura, os Conceitos e o Papel do Designer
Editora Brauer