Personagem sentado ao lado de uma fogueira azul, assando marshmallows, simbolizando o aprendizado e reflexão no campo do UX Design.

O que é UX Design? Entenda a Cultura, os Conceitos e o Papel do Designer

Editora Brauer

Editora Brauer

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Se você chegou neste texto, é porque já ouviu esse termo por aí e quer entender mais sobre o assunto. A gente sabe que é mais fácil ir direto ao ponto, mas, acredite: pra entender o que é UX Design você precisa, primeiro, saber o que ele NÃO É!

Foi isso que Daniel Furtado fez no livro Princípios de UX, publicado pela Brauer: “UX não é programação, nem design de telas ou uma ferramenta específica. Não é algo que se compra e instala, nem um departamento, um curso ou um botão do Photoshop. UX também não é um preço mais barato de um produto ou uma promoção do tipo leve dois e pague um.

UX é tudo isso!

Daniel complementa explicando que UX é o aspecto inteiro da experiência de alguém com um produto. Profissionais de Design, nesta área, têm papel fundamental, porque atuam em todas as áreas na elaboração de um produto ou serviço, desde as pesquisas para seu desenvolvimento, passando pela prototipagem, testes e aplicação, além das iterações e atualizações para garantir a melhor experiência do usuário.

“Essa experiência começa a partir do momento em que esse usuário ouve falar sobre esse produto, e continua quando ele pega o objeto pela primeira vez, abre a caixa e retira o produto de lá de dentro para ver como realmente é. Segue ainda quando a pessoa nota que o produto já vem com bateria – nos casos digitais – ou com um pequeno e simples manual. Tudo isso compõe a experiência”, explica Furtado.

Em Princípios de UX, ele dá ainda uma série de exemplos sobre como essa experiência acontece, que vêm lá da Grécia antiga até a atualidade, com o iPhone! 

Rafael Burity e Rodrigo Lemes também se dedicaram a contar a história do termo User Experience (UX) no livro UX Decodificado, publicado pela Brauer. Se você já se iniciou nas leituras e pesquisas sobre Design, com certeza já encontrou por aí o nome de Donald Norman (se ainda não conhece, esses dois livros contam bem a história dele). 

De onde surgiu o termo UX?

O termo UX foi popularizado por esse cara que, na época, trabalhava na Apple e queria “tangibilizar uma sensação”: “Estou produzindo algo que não é só esse algo. O que queremos oferecer não é o sistema operacional que estamos projetando, mas sim a experiência possível com o uso do sistema, o que ele pode proporcionar ao usuário”.

Burity e Lemes explicam que UX é o conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço, e a percepção (positiva ou negativa) que se tem nessa interação. 

Por isso, envolve não somente aspectos relacionados ao Design — como hardware, software, interface, usabilidade, facilidade de busca, etc —, mas também os aspectos afetivos e experienciais da Interação Humano-Computador. “Não é mais possível falar em serviço ou produto digital sem falar em UX e em como trazer experiências boas e funcionais para as pessoas. A experiência é quem vai ditar o melhor uso possível da ferramenta, do sistema, da tecnologia”, dizem os autores.

Então, a gente pode entender que UX Design não é apenas criar aplicativos, websites ou qualquer produto físico: é uma forma de pensar e de fazer. “É uma cultura puxada por comportamentos, ações e estratégias!”, os autores resumem.

É importante entender também que UX Design não é somente uma profissão, e sim um modelo mental, uma perspectiva, um novo modo de abordar uma questão, de se pensar centrado no ser humano. UX é uma cultura, e designers passam a ser responsáveis pela construção dessa cultura, com foco nas pessoas, dentro das empresas

Publicado em:

Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.

Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.

Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.