Figura estilizada de um grupo de pessoas representadas como um corpo único, enfatizando o trabalho em equipe no processo de contratação em Design.

Processo de Contratação no Design: Contratar e Formar Equipes de Design

Editora Brauer

Editora Brauer

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Existem desafios que fazem parte da rotina da pessoa que exerce a liderança de equipes em qualquer empresa, e no Design não é diferente: a gestão de pessoas é um deles. Uma das grandes perguntas de quem lidera times é como fazer as contratações corretas. Isso vale, também, para a contratação de designers para atuar no seu time.

No livro Designer & Líder, publicado pela Brauer, Victor Zanini dedica um capítulo inteiro ao processo de contratação. “Um processo de contratação vencedor inicia com uma boa descrição de vaga. Primeiro porque a descrição é o contato inicial da pessoa com a empresa, segundo porque você já terá uma ideia mais clara do perfil que está buscando e poderá deixar claro o que se espera da pessoa candidata”, aponta o autor.

Zanini dá uma dica: converse com as pessoas que irão trabalhar com o profissional a ser contratado para entender melhor sobre o dia a dia e citar essas informações na descrição. 

Neste documento, inclua os conhecimentos desejados, como, por exemplo, formação em Design ou áreas similares; conhecimento em experiência do usuário e Design Thinking; técnicas de facilitação de dinâmicas; habilidade de prototipar com bibliotecas de componentes; etc. 

A descrição deve exibir também as habilidades desejadas, que podem ser: tomar decisões baseadas em dados (quantitativos e qualitativos) e utilizar métodos, teorias e ferramentas de Design como apoio; saber interpretar resultados de pesquisa para propor soluções; interagir com clientes e contribuir com insights nas definições de produto; entre outras.

Também é importante incluir as atitudes desejadas. Nelas, você vai descrever o perfil comportamental do profissional que procura, por exemplo: ser uma pessoa proativa; ter habilidade para navegar em ambientes de alta complexidade e sistêmicos; ser comunicativo e trabalhar bem em grupos multidisciplinares; ser capaz de aprender novas ferramentas.

Por fim, liste as principais atividades que serão realizadas pela pessoa depois da contratação. “Detalhe o que a pessoa precisará fazer de fato no dia a dia”, explica Zanini. Alguns exemplos são: aplicar métodos de validação como testes de usabilidade presenciais e remotos; facilitar dinâmicas com parceiros e clientes para coletar feedbacks sobre a evolução dos produtos; criar protótipos de média e alta fidelidade utilizando nosso Design System como principal ferramenta de trabalho; etc.

Etapas de contratação

Vaga desenhada, é hora de iniciar a divulgação e, a partir do recebimento de currículos e portfólios de profissionais interessados, começar a seguir as etapas de contratação. Em Designer & Líder, Zanini sugere o seguinte processo: 

  • Entrevistas; 

  • Desafio de Design (avaliação técnica);

  • Conversas com o time;

  • Consenso final.

Nestas etapas, fica evidente que a contratação não é responsabilidade apenas da liderança: você precisará de um time envolvido no processo. “Determine quem irá participar do processo e as responsabilidades de cada um”, aponta o autor. Alguns profissionais que devem ser envolvidos são: líder da vaga; profissional de Recursos Humanos (RH); par de produto; par designer.

“Mapear quem irá participar  do processo vai te ajudar a entender onde cada pessoa será envolvida e qual a sua expectativa com cada uma. Além disso, é importante deixar claro o poder de influência de cada pessoa em sua decisão”, completa o autor. 

Além do capítulo dedicado ao processo de contratação, o livro Designer & Líder também trata de outro fundamento da liderança em Design: a formação de times. Acesse a obra para saber mais! 

Publicado em:

Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.

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