Pessoa voando com uma pipa em forma de seta azul, simbolizando o papel da liderança na criação de uma cultura de Design.

Qual o papel da liderança na criação da cultura de Design?

Editora Brauer

Editora Brauer

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Você já parou para pensar sobre qual é a cultura da empresa na qual você trabalha, e qual a cultura de Design dentro dela? Isso está bem definido, ou são respostas difíceis de encontrar? Ao assumir a liderança de um time de Design, a cultura tanto do setor quanto da organização precisam estar claras para você. Se isso não está acontecendo, algo está errado!

Antes de tudo, precisamos definir o que é cultura organizacional. No livro Designer & Líder, publicado pela Brauer, Victor Zanini cita a obra Cultures and Organizations, de Geert Hofstede e Michael Minkov. Nele, cultura é definida como “um conjunto de valores e normas não escritas que determinam, para um grupo de pessoas, aquilo que é aceitável  e aquilo que não é aceitável”. São diretrizes que não são descritas, mas que orientam o que é certo e errado. 

Entendido isso, é preciso descobrir qual a cultura organizacional do ambiente em que você trabalha. Zanini propõe que você responda às seguintes perguntas pra começar a compreender o cenário:

  • Como você define a cultura da sua empresa? Você é capaz de falar sobre ela com facilidade? 

  • Existe alguma adaptação de comportamento, crença e atuação que você terá que fazer? Como você irá navegar dentro da empresa?

  • Existe choque de cultura? É o tipo de cultura que você gostaria de trabalhar? 

Um bom caminho para buscar as respostas é lendo sobre a missão, visão, valores e propósitos da empresa. “Entendê-los é o primeiro passo para conhecer e começar a mapear a cultura da organização”, pontua o autor. Outra sugestão é conversar com pessoas com mais tempo de empresa para entender como vêem essa questão. 

Como liderança de Design, você terá que posicionar essa área dentro da cultura organizacional. Mas é preciso conhecer antes de propor mudanças que podem criar um choque de cultura, afinal, “é comum novas estratégias falharem durante a implementação, porque quem está liderando o processo não conseguiu compreender como a empresa funciona”, alerta Zanini. 

Para alcançar a cultura de Design, você precisará determinar onde ela se enquadra nas seguintes dimensões: 

  • Pilar 1: Pessoas - Quem faz 

  • Pilar 2: Processos - Como faz

  • Pilar 3:  Experiências - O que entrega 

“Quando desenhei os pilares, eu estava em uma empresa que acreditou e investiu em Design. Ter o apoio da pessoa CEO é a primeira parte para que essa implementação aconteça”, conta o autor. “Com esses três pilares bem fundamentados e trabalhados, acredito que seja possível criar uma forte Cultura de Design. Mas lembre-se que não existe só a cultura de Design, existe o Design dentro de uma cultura”, completa Zanini.

Para saber mais sobre o desenvolvimento da cultura de Design, consulte livro Designer & Líder.

Publicado em:

Livros de Design que amplificam e potencializam a voz do Design brasileiro.

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