Facilitando ResearchOps

Uma Ferramenta Essencial para Identificar Problemas e Oportunidades

Você já se perguntou como implementar ou otimizar as Operações de Pesquisa (ResearchOps, ReOps) na sua equipe ou organização? Neste artigo, vamos explorar juntos algumas reflexões que podem ajudar você a identificar problemas e oportunidades nessa área, (ainda) frequentemente mal interpretada e vital para o sucesso das atividades em Research, Design e Produto.

Desafios para começar

Iniciar em ResearchOps pode ser um labirinto confuso para Designers e Gerentes de Produto. Você deve estar imaginando que para Pesquisadores pode ser mais fácil, né?! Pois bem, pode não ser bem assim… Pense que uma Pesquisadora, por exemplo, tem várias coisas para fazer, pesquisas para entregar. Isso toma quase que todo o tempo do dia dela e aí eu te pergunto: “Em que momento ela vai conseguir trabalhar pra aumentar a eficiência de Pesquisa, se ela não consegue parar e se dedicar a isso?”

É como dirigir um carro e trocar a roda ao mesmo tempo… Não vou falar que é impossível, porque já assisti muitos filmes de super heróis, mas vamos combinar que fica tudo extremamente difícil, né?!

Quando não temos tempo para refletir e analisar, a dificuldade em identificar um ponto de partida é comum, especialmente quando os recursos são limitados. Por falar nisso, já quero até dizer uma coisa: você não vai conseguir resolver todos os problemas num curto ou médio prazo. (Costumo falar que nem no longo-prazo, já que tudo muda a todo instante, mas isso é conversa pra um outro artigo.)

A importância da identificação consciente de problemas

ReOps vai (muito) além do gerenciamento de processos e recrutamento de participantes e já falei sobre isso neste outro artigo. Trata-se de compreender a complexidade e dinâmica do ambiente de pesquisa, incluindo a coleta, análise de dados e tomada de decisões. Identificar corretamente os problemas é crucial, funcionando como um farol para guiar equipes através de dados e insights.

Separei algumas perguntas-chave que podem te ajudar a começar a criar essa jornada na sua cabeça:

  • Como você e sua equipe definem e priorizam problemas internos?
  • Sua equipe está alinhada aos objetivos maiores da organização?
  • Como sua tática de identificação de problemas contribui para o desenvolvimento da equipe?

Qualidade dos problemas identificados

Sem clareza, mesmo as equipes mais talentosas podem se perder em processos ineficientes e decisões mal tomadas. Já se deparou com situações onde, apesar de todos os esforços, os resultados parecem desconectados das expectativas? Isso pode ser um indicativo de problemas mal identificados. 

Identificar problemas em ResearchOps deve ser um processo contínuo e iterativo. Enfrentar desafios bem compreendidos, de forma colaborativa, leva a soluções mais eficazes, criando oportunidades para inovação e crescimento.

Perguntas-chave:

  • Como você está facilitando esse diálogo com outras equipes?
  • Quais métodos você utiliza para garantir que todos os membros da equipe possam contribuir para a identificação de problemas?
  • Como está garantindo que sua equipe permaneça ágil e adaptável diante de novos desafios?

A solução de problemas em ReOps não é apenas sobre “consertar” algo que está quebrado; é sobre criar oportunidades para inovação e crescimento. É aí que fica claro quem enxerga 50% do potencial de ReOps e quem enxerga 100%.

Diagnosticar vai muito além 

Se você chegou até esta parte do texto, espero que já tenha compreendido que antes de começar a criar ações de ReOps, é preciso identificar muito bem os problemas. Então, chegou a hora de “arrastar os móveis” dentro do seu cérebro e iniciar esse processo para sua equipe ou organização.

Você pode fazer isso de forma mais completa, por meio de um diagnóstico, em workshops, entrevistas com stakeholders e observação. Isso leva tempo e, para te ajudar a sair da inércia, preparei uma ferramenta que você pode usar, um formulário. Quem sabe você tem novas ideias para continuar um processo mais completo com seus colegas?!

Ponto de partida: formulário

O formulário é um convite para você não só “perder o medo” de encontrar problemas, mas também ver que esse é um exercício inerente à criação de um plano de implementação ou melhoria de ReOps na sua organização. É um ponto de partida na sua jornada para mapear o que fazer, de maneira estruturada. 

Acessar formulário

O funcionamento é bem simples. Você vai ler afirmativas, levando em consideração se é um problema na sua equipe ou não. Se você identificar que sim, você vai simplesmente marcar a opção. Depois disso, você verá seu resultado e uma lista com os problemas que você identificou. Assim, poderá levar para sua equipe e começarem a discutir sobre.

Este material não tem a intenção de ser um diagnóstico, um mapeamento completo ou uma pesquisa científica. É um exercício de conscientização sobre problemas envolvendo ResearchOps, algo mais básico e sem tanta complexidade. Mais detalhes estão na descrição do formulário.

Mesmo sendo um pontapé inicial, já ajuda (e muito) na missão de trazer a reflexão para o campo dos problemas primeiro, permitindo a criação de soluções mais assertivas depois. Sei que não estou sozinho nessa. Vamos juntos?!

Sobre o autor

Pedro Vargas

Pedro Vargas é Pesquisador, Designer e Professor brasileiro. Criador de conteúdo para milhares de profissionais, é cofundador da Observe, a primeira comunidade sobre Pesquisa de Experiência no Brasil e tem a carreira voltada para a gestão de pessoas e projetos estratégicos de inovação. É formado em Secretariado Executivo Trilíngue pela UFV, com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM e certificado em UX pela Nielsen Norman Group, com ênfase em UX Management. Ensina e aprende sobre ResearchOps no MBA em UX Research, Operações de Pesquisa e Liderança em Design na UNIFATEC, em parceria com a Toronto School of Management. Tem passagens por startups e também por iniciativas pró-empreendedorismo jovem, chegando a representar o Brasil em organização apoiada pela Comissão Europeia na Bélgica.

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