Liderança Acidental em Design: O que fazer quando você se torna líder sem planejar
Victor Zanini
sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Em uma experiência recente durante a aula de Liderança na turma de pós-graduação, conversamos sobre Liderança Acidental e curiosamente, cada um dos alunos que atualmente sustentava uma posição de liderança, confirmou ter sido catapultado para o papel de líder de maneira inesperada, caracterizando uma autêntica manifestação da liderança acidental. Esta aula acabou provocando uma onda de autodescoberta entre meus alunos, já que, para 100% deles, o surgimento para a liderança não foi resultado de uma ambição antecipada ou deliberada na carreira.
Esta aula coincidiu com as discussões que tenho feito durante a revisão do meu segundo livro. Estou em processo de publicação da 2º edição e nesta revisão, dediquei um capítulo inteiro para falar sobre Liderança Acidental. Acredito no poder da autoconsciência e entendo que autoconhecimento é um pilar fundamental da Liderança em Design.
Surpresa na promoção
A transição inesperada e muitas vezes precipitada para papeis de liderança não apenas destaca a falta de preparo, mas também sublinha a ausência de uma compreensão clara sobre o que a liderança efetiva verdadeiramente exige.
A liderança acidental pode ocorrer sem aviso, sem um curso preparatório para assumir tal posição, enquanto a liderança intencional é uma jornada consciente e proativa, onde a rota é previamente pensada, mesmo que sujeita a alterações. Esta surpresa na promoção nem sempre é a mais feliz — ou as vezes nem promoção tem.
Se aconteceu com você, saiba que é o que acontece com a maioria das pessoas no contexto de Design e ser uma pessoa líder acidental não significa uma liderança ineficaz. Ir para a liderança “por acaso”, pode ser ruim quando não é esperado, mas, transforma-la em algo intencional é para mim, a chave do sucesso.
Reflexões Ampliadas e Dicas Adicionais
Aqui, algumas reflexões e dicas para aqueles que se veem imersos na liderança acidental, baseado no capítulo em que escrevi no livro.
Aceite e Adapte-se: Reconhecer a própria insegurança e encará-la de frente é o primeiro passo para se adaptar ao novo papel. Adaptação é a chave;
Investimento em Desenvolvimento: Buscar ativamente oportunidades de desenvolvimento em liderança, seja por meio de treinamentos, cursos ou mentorias, é imperativo para suprimir lacunas de competência;
Formação de uma Rede de Apoio: Estabelecer uma rede de colegas líderes, mentores e até coaches pode proporcionar uma perspectiva inestimável e apoio na jornada de liderança;
Desenvolvimento de Habilidades de Inteligência Emocional: A gestão eficaz das emoções, tanto próprias quanto das equipes, é um componente fundamental para uma liderança saudável e eficaz;
Desenvolva a Liderança Intencional: Inspirar-se nos princípios da liderança intencional, onde cada ação é ponderada, cada decisão é informada e cada estratégia é deliberada;
Promover uma Cultura de Feedback: Construir um ambiente onde o feedback seja encorajado e valorizado, facilitando a evolução contínua tanto do líder quanto da equipe.
Esses pontos fundamentais não são apenas essenciais para a transformação de uma liderança acidental em intencional, mas também para a evolução e o crescimento sustentáveis de qualquer líder.
Embarcar na jornada da liderança, seja ela acidental ou intencional, é embarcar em uma trilha de aprendizado constante e autodescoberta.
Esteja você preparado ou não, saiba que cada momento, cada deslize e cada vitória é uma pedra angular na construção da pessoa líder que você está destinada a se tornar.
A liderança intencional se baseia na ideia de que cada ação, cada decisão e cada estratégia são deliberadas e informadas. Perguntas como “Por que estou fazendo isso?” e “Como isso alinha com os objetivos do meu time e da organização?” tornam-se comuns. Ela encoraja uma mentalidade de crescimento e um ambiente onde o aprendizado contínuo é não apenas incentivado, mas é esperado.
De Acidental para Intencional
Embora a liderança possa, inicialmente, se apresentar como um desafio monumental, com as estratégias corretas e uma mentalidade focada, é possível transformar um papel acidentalmente assumido em uma jornada de liderança bem-sucedida e intencional. É uma viagem de constante aprendizado e autodescoberta, que não apenas molda quem você é como líder, mas também quem você é como pessoa.
Liderar pode ser um desafio e tanto, mas com as ferramentas certas, é possível transformar um “acidente” em um caminho bem sucedido e cheio de aprendizados.
E você, já tinha ouvido falar deste conceito?
Obrigado por ler e boa sorte na sua jornada!
Publicado em:
Leia também
Profissionais de UX: Como criar experiências memoráveis e superar expectativas
Daniel Furtado
Como definir Personas e Proto personas: Humanizando Projetos de UX focados no Usuário
Editora Brauer
Como fazer teste de usabilidade: Planejar, executar e analisar testes de usabilidade de forma eficaz
Editora Brauer
Como montar um portfolio para trabalhar com UX Design
Editora Brauer
Dicas sobre a carreira em UX Design: Como Construir Sucesso com Habilidades Técnicas e Relacionais
Editora Brauer
Como começar em UX Design: Oportunidades e Habilidades Essenciais
Editora Brauer
O que é UX Design? Entenda a Cultura, os Conceitos e o Papel do Designer
Editora Brauer